O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Crescimento sustentado: refere-se a um ciclo de crescimento econômico constante e duradouro, porque assentado em bases consideradas estáveis e seguras. Dito de outra maneira, é uma situação em que a produção cresce, em termos reais, isto é, descontada a inflação, por um período relativamente longo.

Gestão sustentável: é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. Se pensarmos que apenas 10% de tudo o que é extraído do planeta pela indústria torna-se produto final e que todo o restante é resíduo, torna-se urgente uma gestão sustentável, orientada para a utilização racional dos recursos naturais e a minimização da geração de resíduos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ALUNOS DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL MIRAFLORES VENCEM CONCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE BRASILEIRA



A FIOCRUZ em 2010, celebra o Ano Internacional da Biodiversidade. O tema tem tudo a ver com o Brasil, um dos países com a maior diversidade biológica do mundo – com apenas outros 16 países, reunimos 70% de todas as espécies animais e vegetais do planeta.

Como parte das comemorações deste ano tão especial, o Museu da Vida, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica/RS e o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com Globinho e Megazine, realizaram um CONCURSO SOBRE A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA.

Foram duas as categorias propostas. A primeira, voltada a artistas de 7 a 12 anos, foi chamada “Animais e plantas na ponta do lápis!”. Nela, concorreram cerca de 1.500 desenhos sobre a biodiversidade de várias regiões brasileiras. Recebemos muito material de primeira qualidade, mostrando que o público jovem, além de contar com verdadeiros talentos, reflete de maneira séria e crítica sobre o tema.


Terceiro Lugar (categoria: 7 a 12 anos-Animais e Plantas na ponta do Lápis)



MANUELA DE ALMEIDA SANTOS, 9 ANOS
Associação Educacional Miraflores - Niterói / RJ
Na segunda categoria, “A biodiversidade por trás da câmera!”, jovens de 13 a 17 anos participaram com fotografias sobre o tema. Foram cerca de 500 imagens, uma mais linda que a outra. Elas traziam a diversidade presente na vida e na região de seus autores, incluindo animais selvagens e de estimação, plantas curiosas, interação entre insetos e flores, fungos e muito mais.

Primeiro Lugar (categoria: 13 a 17 anos-A biodiversidade por trás da câmera)


FERNANDA BANIC VIANA MARTINS, 13 ANOS
Associação Educacional Miraflores - Niterói / RJ

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

POR QUE RECICLAR?


A reciclagem de materiais é muito importante, tanto para diminuir o acumulo de produtos na natureza quanto para poupá-la. Reciclar também ajuda a diminuir a poluição do ar, da água e do solo. Não jogue fora roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais, pois esses objetos, se forem doados a instituições de caridade, podem ser reaproveitados por outras pessoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário